Segurança
 

mar 25, 2019 |Homicídio doloso registra queda no estado do Rio

Pelo segundo mês consecutivo, os índices de homicídio doloso e letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) registraram queda no estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro, o indicador homicídio doloso apresentou redução de 28% em relação ao mesmo período de 2018. Este foi o mês de fevereiro com o menor número de vítimas nos últimos 28 anos e também o menor número de vítimas desde agosto de 2015. Em relação a janeiro, a queda foi de 17%.
 

jan 30, 2019 |Rio implantará reconhecimento facial no carnaval

O Rio de Janeiro colocará o projeto de reconhecimento facial em prática em pleno carnaval. É o que informou à Agência Brasil o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. A iniciativa chegará primeiro a Copacabana, bairro mais famoso da cidade, e que abriga o desfile de diversos blocos. Através das câmeras de trânsito e de segurança instaladas em postes e prédios, será possível identificar pessoas que estejam com pedidos de prisão expedidos ou verificar placas de carros para saber se são roubados.
 

jan 24, 2019 | Rio fecha 2018 com menor número de homicídios desde 1991

O estado do Rio de Janeiro fechou 2018 com registro de queda significativa no número de homicídios dolosos. Foi o dezembro com o menor número de vítimas dos últimos 27 anos. Considerando os registros mensais, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão oficial de estatísticas, foi o menor número de mortes desde novembro de 2015: 341. Quando comparamos com o mesmo mês de 2017, a queda foi de 23%, e em relação a novembro de 2018, a redução foi de 1%. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, houve diminuição de 21% em relação ao mesmo período de 2017 e de 5% em relação aos três meses anteriores de 2018 (julho, agosto e setembro).
 

jan 21, 2019 | Rio buscará criminosos por reconhecimento facial

A busca de criminosos por meio de câmeras com programa de reconhecimento facial, que já é realidade em vários países, começa a ser implantada no Rio de Janeiro. Uma parceria entre o serviço Disque Denúncia e a empresa britânica Staff of Technology Solutions permitirá que cerca de 1,1 mil dos criminosos mais perigosos do estado sejam automaticamente reconhecidos quando passarem por uma das câmeras que compõem o sistema denominado Facewatch.
 

dec 26, 2018 | Rio registra menor número de homicídios em três anos

O estado do Rio de Janeiro registrou, em novembro, queda de 18% no número de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado. É o menor índice em três anos, segundo dados divulgados na terça-feira (18/12) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão responsável pelas estatísticas oficiais de violência. O levantamento mostra ainda que houve redução de 19% nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) em relação ao mesmo período de 2017 e de 1% em relação aos três meses anteriores de 2018 (junho, julho e agosto).
 

nov 21, 2018 | Rio reduz homicídios e aumenta apreensão de drogas

O estado do Rio de Janeiro registrou, mais uma vez, queda nos índices de violência. Em outubro, o indicador homicídio doloso teve redução significativa de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. É o menor número para o mês desde 2014: 378 vítimas, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelo patrulhamento das estradas que dão acesso ao estado, informou que a apreensão de drogas nos dez primeiros meses do ano aumentou 327%.
 

oct 18, 2018 | Rio de Janeiro registra queda nos índices de criminalidade

O estado do Rio de Janeiro registrou queda no número de mortes violentas no mês de setembro. Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que o indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial) registrou o menor índice do ano: 504 vítimas, uma redução de 13% em relação a setembro de 2017. Em relação ao mês anterior (agosto de 2018), a queda foi de 9%.
 

sep 18, 2018 | Apreensão de armas bate recorde no Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro, formado por 91 municípios e a capital, registrou em agosto um recorde na apreensão de armas de fogo. De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados na sexta-feira (14), a polícia retirou das ruas 823 unidades, 10% a mais do que o período correspondente no ano passado. Agosto foi o mês com o maior número de armas apreendidas desde maio de 2017.
 

sep 13, 2018 | Moradores do Rio são a favor da continuidade na segurança

Pesquisa realizada com eleitores do Rio de Janeiro aponta que 72% são a favor da continuidade da intervenção federal na segurança pública do estado. De acordo com o instituto Datafolha, um dos maiores do Brasil, apenas 21% dos fluminenses são contra. Iniciada em fevereiro, a intervenção, que será encerrada no dia 31 de dezembro, ganhou um plano de transição no início deste mês. Com isso, a estrutura do gabinete de intervenção permanecerá ativa até 30 de junho de 2019.
 

aug 21, 2018 | Rio coloca tecnologia a serviço da polícia

A Polícia Militar do Rio de Janeiro conta, desde o início do mês de agosto, com uma nova ferramenta no combate à violência. O Portal PMERJ, como foi batizado o aplicativo, integra, num único ambiente digital, diversos sistemas corporativos e permite que comandantes e gestores acessem os dados de qualquer lugar, em tempo real, por meio de dispositivos móveis, como smartphones.
 

aug 15, 2018 | Rio registra queda no índice de crimes contra o patrimônio e latrocínios

O estado do Rio de Janeiro registrou, em julho, queda acentuada em quatro indicadores de violência: roubo de veículos, de cargas, de rua e latrocínio (roubo seguido de morte), segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) nesta terça-feira (14). Considerando os registros realizados nas delegacias da Polícia Civil nos 92 municípios do estado, incluindo a capital, os três crimes contra o patrimônio (veículos, cargas e de rua) mantiveram a tendência de queda registrada nos últimos meses em comparação com o mesmo período do ano passado.
 

aug 08, 2018 | Rio tem queda acentuada no índice de roubo de cargas

O índice de roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro registrou queda acentuada de 35% no último trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Considerando os meses de abril, maio e junho, os registros de ocorrências realizados nas delegacias da Polícia Civil caíram de 3.254, em 2017, para 2.399, em 2018. A redução mais significativa foi verificada em maio: 65% (752 ocorrências contra 1.240).