Meio Ambiente
 

fev 18, 2019 | Pesquisa carioca permite ressuscitar corais mortos

Os recifes de corais correspondem a apenas 0,01% do fundo do mar, mas são responsáveis por 27% da biodiversidade marinha. Em outras palavras, abrigam uma em cada quatro espécies, incluindo 65% dos peixes. Os números, que atestam a importância desse ecossistema, também justificam a preocupação de milhares de cientistas na busca por soluções que garantam a conservação dos corais, ameaçados pela poluição dos oceanos e o aquecimento global. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o AquaRio, é a nova esperança de ressuscitar zonas mortas em todo o planeta.
 

fev 14, 2019 | Zoológico do Rio reproduz ave extinta no estado

Estima-se que uma em cada oito espécies de aves em todo o mundo esteja ameaçada de extinção. No Rio de Janeiro, o zoológico acaba de dar um importante passo para a conservação de uma espécie que já não habita as florestas do estado devido à caça predatória praticada na década de 80. O parque comemora o nascimento de dois filhotes de jacutingas (Aburria jacutinga), aves típicas da Mata Atlântica. Frutos de incubação, os pequenos acabam de ser integrados ao viveiro e já podem ser vistos pelos visitantes.
 

fev 11, 2019 | Floresta da Tijuca, no Rio, recebe 200 mudas de plantas nativas

Um grupo de voluntários está empenhado na preservação da maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem: a Floresta da Tijuca. O parque, localizado na segunda maior metrópole do Brasil, tem 3,9 mil hectares de Mata Atlântica e acaba de receber 200 mudas de árvores nativas. A ação, realizada no setor do Parque Lage, no Jardim Botânico, zona Sul da cidade, tem como objetivo conscientizar a população.
 

jan 31, 2019 | Parceria com Fiocruz muda a realidade de escola carioca

Já imaginou plantar os alimentos que você vai consumir? Aquilo que parece impossível para quem vive em uma grande cidade como o Rio de Janeiro, a segunda maior do Brasil, está virando realidade em uma escola pública localizada na Taquara, zona Oeste da cidade. Lá, uma parceria firmada com a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, está transformando a realidade de centenas de estudantes carentes. E não é apenas a merenda que mudou.
 

jan 08, 2019 | Rio ganha planta-piloto de aproveitamento energético do lixo

Uma tecnologia nacional para tratamento e aproveitamento energético do lixo orgânico começou a ser testada na cidade do Rio de Janeiro. Instalada numa estação de tratamento da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, no bairro do Caju, a planta-piloto que acaba de completar um mês em operação e pode extrair de 100 a 150 metros cúbicos de biogás por tonelada tratada, com 50% a 60% de concentração de metano.
 

nov 20, 2018 | Estudantes do Rio criam bioplástico que indica qualidade do alimento

Alunos e ex-alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) idealizaram e produziram uma embalagem de plástico biodegradável que revela a qualidade do alimento. O produto, batizado de Plasticor, muda sua coloração quando o conteúdo não está próprio para o consumo. Em desenvolvimento há cerca de um ano, nos laboratórios do campus de Xerém, o bioplástico desenvolvido pelos estudantes é uma saída sustentável que pode evitar o desperdício de alimentos.
 

nov 14, 2018 | Petrobras desenvolve no Rio tecnologia para desintegrar garrafas PET

Menina dos olhos da indústria, a garrafa PET é um dos maiores problemas ambientais do planeta. A falta de programas de logística reversa e reciclagem tornam o seu descarte uma gigantesca dor-de-cabeça. Apesar disso, até 2021, o consumo dessas garrafas deve atingir a incrível marca de meio trilhão de unidades por ano, um acréscimo de 20%, em relação ao consumo atual. De olho numa solução para a questão, pesquisadores da Petrobras estão desenvolvendo um processo para acelerar a degradação do polímero que compõe as garrafas PET em até sete dias.
 

oct 17, 2018 | Radar ajudará na recuperação ambiental de baía no Rio de Janeiro

Um sistema inovador lançado nesta quarta-feira (10) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) pode contribuir para reduzir os impactos ambientais na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Com base num radar marítimo de fabricação norueguesa, pesquisadores desenvolveram um sistema que mostrará com mais detalhes a dinâmica das águas, permitirá que o lixo flutuante seja detectado de forma mais precisa e que os resíduos sejam recolhidos com maior eficiência. A ideia também é usá-la na proteção ao ambiente em regiões portuárias, detectando e monitorando o vazamento de óleo e de produtos químicos.
 

sep 21, 2018 | Maior floresta urbana do mundo ganha nova sinalização

O Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, ganhará 350 novas placas de orientação. Mais de 80 delas já foram instaladas nos setores Floresta da Tijuca e Serra da Carioca, aumentando a segurança de cariocas e turistas que frequentam a área de preservação ambiental. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão que administra o parque, a sinalização traz mapas com informações atualizadas sobre trilhas e pontos turísticos, além de orientações sobre normas e conduta consciente. Agora, todas as placas são bilíngues.
 

sep 19, 2018 | Aquário do Rio de Janeiro recebe peixes de santuário ecológico

Um pedacinho de uma das maiores reservas marinhas do Oceano Atlântico, a Ilha de Trindade - que fica a 1.200 quilômetros da costa brasileira – já pode ser visto por quem passa pelo Aquário Marinho do Rio de Janeiro, maior da América do Sul. O novo espaço, aberto no dia 31 de agosto, reúne peixes que só existem no arquipélago, transformado em Área de Proteção Ambiental pelo governo brasileiro em março deste ano. É a primeira vez que um aquário recebe espécies do santuário.
 

sep 10, 2018 | Caraguejo gigante é o novo morador do aquário do Rio de Janeiro

Que tal embarcar numa aventura, no fundo do mar, para conhecer um caranguejo gigante? Ficou com medo só de pensar? Então, relaxe. Você já pode conhecer essa criatura, que parece ter saído dos filmes de ficção, sem molhar um único fio de cabelo. É que o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, maior da América do Sul, acaba de inaugurar um novo tanque. Chamado de Mar Gelado, ele abriga o caranguejo-aranha-gigante e o isópode gigante, raramente vistos por seres humanos em seu habitat.
 

aug 22, 2018 | Rio reintroduz animais para preservar a Floresta da Tijuca

Quem passa pelo Campo de Santana, parque localizado no Centro do Rio de Janeiro, entre prédios grandiosos e a estação de trem da Central do Brasil, não imagina que seus habitantes, com pouco mais de 50 centímetros e cerca de três quilos, são responsáveis por uma missão gigantesca. Foi dali que, em 2009, partiram as primeiras cutias (pequenos mamíferos roedores) com o objetivo de reflorestar e reestabelecer o ecossistema do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
 

aug 20, 2018 | Rio é a primeira capital da América do Sul a banir canudos de plástico

Desde o último sábado (18), o Rio de Janeiro é a primeira capital da América do Sul a banir definitivamente o uso de canudos plásticos descartáveis em barracas, quiosques, bares e restaurantes. Essa foi a data limite para que todos os estabelecimentos da cidade se adaptassem a lei que proíbe a distribuição do produto. A partir de agora, todos devem usar e fornecer a seus clientes canudos de material biodegradável e/ou reciclável embalados individualmente em material semelhante.
 

jul 25, 2018 | Rio receberá sete ganhadores do Prêmio Nobel para debater sustentabilidade

O Rio de Janeiro será palco de um encontro inédito no país. Pela primeira vez, sete ganhadores do Prêmio Nobel estarão reunidos para debater o tema sustentabilidade. Os cientistas virão a cidade para participar da terceira edição da Conferência de Processamento Industrial Sustentável (Sustainable Industrial Processing Summit), que acontecerá entre 4 e 7 de novembro, em Copacabana.